Dia Nacional do Combatente – Matosinhos

0
752
Realizou-se em Matosinhos (Sendim), a cerimónia de Comemoração do Dia do Combatente do Concelho e do X Aniversário do Núcleo de Matosinhos, promovida pelo Núcleo e pela Câmara Municipal e que contou com as presenças do Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Tenente Coronel Armando Costa, do Vereador da Educação, Professor Correia Pinto, do Vice Presidente da Câmara, Dr. Eduardo Pinheiro e da Presidente da Câmara, Dra. Luísa Salgueiro. A cerimónia militar iniciou-se pelas 10H30, perante o testemunho de muitas dezenas de pessoas presentes em frente ao Memorial de Homenagem aos 70 combatentes do concelho de Matosinhos mortos na Guerra do Ultramar, onde se encontravam posicionados os Porta-Guiões dos Núcleos de Matosinhos, Porto, Penafiel, Lixa, Marco e Maia, uma Secção do Regimento de Transmissões do Porto com clarim, o Grupo Coral do Núcleo e uma Guarda de Honra composta por sócios combatentes do Núcleo.
Procedeu-se de seguida à deposição de coroas de flores no Memorial pelo representante da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, pelo representante da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, pela representante do Comandante da Zona Marítima do Norte, pelos Vereador da Educação, Vice Presidente da Câmara e Presidente da Câmara e pelo Presidente do Núcleo e Presidente da Assembleia Geral do Núcleo. A Força Militar, de seguida, prestou as honras militares aos combatentes mortos. O Grupo Coral do Núcleo cantou um salmo e foi lida a prece do Exército. Foi lida uma mensagem do General Presidente da Liga dos Combatentes e a cerimónia militar terminou com a entoação do Hino da Liga por parte do Coro do Núcleo. Após a cerimónia, todos os participantes se deslocaram para o Talhão Militar da Liga situado no referido cemitério com o objetivo de se visitar as recentes obras de restauro e remodelação. O Presidente do Núcleo fez uma apresentação geral da obra realizada e endereçou os agradecimentos à Presidente da Câmara pelo total apoio financeiro da autarquia para a mesma ser concretizada, tendo de seguida o sócio combatente António Vieira, autor do projeto, prestado informações sobre como decorreram no terreno as obras efetuadas. No fim, a Presidente da Câmara fez uma breve alocução tendo seguida sido guardado um minuto de silêncio pelos combatentes ali sepultados e feita a deposição de uma coroa de flores.
Pelas 11H30, no Hotel Tryp Expo, em Leça da Palmeira, na Sala Galeão, deu-se início à sessão solene com a imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas a 12 sócios combatentes do Ultramar e a entrega de um Testemunho de Apreço a um associado com mais de 40 anos de sócio de fidelização à Instituição. Posteriormente, o Presidente do Núcleo procedeu à entrega a dois avós sócios, do Diploma “Dos Avós aos Netos” e do cartão do neto sócio aos netos que estiveram presentes para os receber, iniciativa que se tem vindo a desenvolver de acordo com o “Programa dos Avós aos Netos” que pretende incutir nos mais novos os valores da portugalidade e da cidadania, que decorrem do próprio estatuto da Liga. A sessão solene prosseguiu com o uso da palavra pelo Presidente do Núcleo que, no decorrer da mesma, fez a apresentação de dois novos dirigentes que passaram a prestar serviço efetivo no Núcleo; no final da sua intervenção distinguiu publicamente o Vogal José Oliveira com um Diploma de Louvor onde é destacado o seu desempenho ao longo dos últimos 9 anos. De seguida, fez a última alocução o Vice Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Houve lugar então ao momento cultural: “A Nossa Cidade”, apresentação feita pelo sócio combatente Rocha dos Santos que foi muito aplaudido pela sua interessante exposição e pelo trabalho realizado de grande valor como testemunho histórico. Cerca das 13H15, os 170 participantes iniciaram, na Sala Caravela, o almoço de confraternização. Depois do café assistiu-se à atuação do “Quinteto de Metais mais percussão”, da Banda de Moreira da Maia, onde atuou o Secretário do Núcleo Domingos Batoca e logo de seguida o Grupo Coral deliciou todos os presentes com a sua atuação.
Para encerrar o programa estabelecido, o Presidente do Núcleo ofereceu ao Vice Presidente da Câmara e aos convidados presentes a Medalha Comemorativa do X Aniversário do Núcleo e posteriormente, juntamente com o Vice Presidente da Câmara, cortou o bolo de aniversário e cantou-se os parabéns ao Núcleo, sendo lançado o Grito da Liga. De entre as muitas entidades presentes nas cerimónias, destacam-se a Presidente da Câmara, o Vice Presidente da Câmara Municipal, o Vereador da Educação, a representante do Comandante da Zona Marítima do Norte, o Comandante do Destacamento Territorial da GNR, o Presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, os representantes dos Presidentes da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira e da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, o representante do Presidente do Núcleo do Porto, os Presidentes dos Núcleos de Penafiel e da Lixa, o Presidente da Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos e familiares dos matosinhenses falecidos no Ultramar, entre outros convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui