Na vila de Loriga, concelho de Seia, decorreu uma simples, mas digna cerimónia em homenagem a todos os Combatentes de Loriga, em especial os mortos em combate durante a Guerra do Ultramar.
A cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Seia – Dr. António Luciano da Silva, contou com diversas personalidades da região e com o Secretário-geral da Liga dos Combatentes – Coronel Lucas Hilário. O Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes teve a honra de organizar e coordenar o evento que contou com uma Secção do Regimento de Infantaria 14 (RI14), para a cerimónia de homenagem aos mortos.
A cerimónia começou com uma breve explicação histórica do monumento por parte da Comissão Instaladora, ao que se seguiu um momento de elevado significado para a Liga dos Combatentes com a colocação do nosso símbolo no monumento.
Diversas personalidades usaram da palavra. O Coronel Lucas Hilário agradeceu o convite e ressaltou o papel dos Combatentes portugueses, em especial dos Combatentes da Guerra do Ultramar. Recordou de forma emotiva a dura realidade do conflito e a forma como os Combatentes nunca negaram defender o seu país, agora é o momento de Portugal olhar pelos Combatentes.
Posteriormente o Presidente da Câmara Municipal de Seia – Dr. António Luciano da Silva, filho de Combatente, sabe e sente as consequências da Guerra. Frisou a importância dos Combatentes na história e disponibilizou-se dentro das suas competências estar sempre ao lado dos Combatentes. A cerimónia encerrou com a tradicional homenagem aos mortos a cargo de uma força do RI 14. A população de Loriga em grande número, mostrou-se muito agradada pelo evento, não só pela forma digna como decorreu, mas acima de tudo pelo reconhecimento e importância que aquele monumento representa para Loriga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui