Núcleo de Lisboa – 97.º aniversário

0
1148
Prezados Sócios,
O Núcleo de Lisboa da Liga dos Combatentes celebra hoje, dia 16 de Junho, o seu 97º aniversário.
Historiando um pouco sobre a existência da nossa Liga, seja-nos permitido recordar que ela foi criada por antigos Combatentes da I Grande Guerra, devendo-se essa ação a uma Comissão Organizadora constituída por homens de boa vontade liderada por João Jayme de Faria Affonso.
Em Abril de 1921, dando sequência a anteriores diligências e em razão das injustiças feitas aos que combateram na Grande Guerra, especialmente aos mutilados e estropiados e ainda devido ao desprezo a que eram votados pelos Poderes Constituídos, os quais não só não tomavam na devida conta, mas até propositadamente esqueciam as justas reclamações de muitos que após haverem cumprido o seu dever, conforme o juramento que antes tinham feito de darem o seu sangue pela Pátria, se viam abandonados e na miséria, com grave risco para o patriotismo, disciplina e moral do povo português, foi lembrado por J. J. Faria Affonso que se tentasse agremiar quantos portugueses houvessem tomado parte na GG a fim de não só pugnarem pelos seus interesses e de suas famílias, valendo-se de si próprios, mas também para erguerem o nome do País lá fora e o moral da raça dentro dele.(Revista O Combatente Nº 70/Dez1977).
Em 16 de Outubro de 1923, em reunião nos escritórios de Faria Affonso, é feito um balanço das ações até então desenvolvidas nomeadamente das diligências com vista à publicação dos estatutos elaborados pelo Oficial de Marinha Faria Pereira.
Nessa mesma reunião, são criadas no país várias delegações e agências nomeadamente a Agência de Lisboa, onde passaram a existir também quatro delegações – “La Lys” , “Augusto Castilho”, “Rovuma” e “Naulila” – nas áreas dos primeiro, segundo, terceiro e quarto bairros administrativos.
A organização e direção da Agência de Lisboa, é entregue ao TCor. João Maria Ferreira de Amaral, que reúne pela primeira vez em 16 de Junho de 1924, data que passou a ser considerada o DIA DO NÚCLEO.
Caros Sócios,
A delicada situação sanitária que o país atravessa,  causada pela pandemia COVID-19 , não nos permite celebrar esta data com a dignidade que se justificaria e que de forma simples fizemos até 2019.
Não sendo viável a celebração neste ano de 2021, mantenhamos viva a esperança de ser possível fazê-lo no próximo ano.
Lembrando esta efeméride , um momento especial de reflexão em memória de quantos deram a vida ao serviço do País, para que eles possam ter a certeza de que nós que por cá ainda estamos, tudo faremos para honrar os seus sacrifícios.
Lembremos também os “homens de boa vontade” que tudo fizeram para criar esta LIGA DOS COMBATENTES a que orgulhosamente pertencemos.
Saúda-vos a todos vós e famílias a Direção do Núcleo de Lisboa da Liga dos Combatentes.
A DIREÇÃO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui