Decorreu em Lamego no dia 09 de abril de 2019, a Cerimónia do Dia do Combatente, organizada pelo Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, com o seguinte programa: Cerimónia junto ao Monumento do Soldado Desconhecido, em homenagem a todos os Combatentes que tombaram pela Pátria; Missa na Igreja de Santa Cruz no CTOE, em memória de todos os combatentes falecidos e seus familiares e Almoço-convívio no refeitório do CTOE.
Na cerimónia, estiveram presentes diversas entidades e instituições da cidade de Lamego das quais se destacam o Presidente da Autarquia, Dr. Ângelo Moura, Vice-presidente Eng.º Alves da Silva e respetiva vereação, o presidente da Assembleia Municipal Dr. José Lourenço, o Presidente da Junta de Lamego António Roçado, o Comandante do CTOE Coronel de Infª. Matias, Comandante da PSP Comissário Carvalho, e diversas Instituições e Associações da Cidade de Lamego.
Na cerimónia junto ao Soldado desconhecido, que contou com a participação de uma força militar do CTOE, foram homenageados todos os Combatentes mortos pela Pátria, através da cerimónia de homenagem aos mortos em combate e com a leitura da Prece do CTOE, momento sempre muito significativo e emocionante.
Foram ainda condecorados antigos combatentes com a Medalha Comemorativa das Campanhas, uma a título póstumo, ao ex-furriel Francisco Anastácio – Moçambique 1971-73, e outra ao ex-furriel Manuel Guedes Vaz – Guiné 1970-72.
Foi também lida uma mensagem do Presidente da Direção Central da liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues alusiva ao ato.
O Presidente da Direção, Coronel de Infª. na Reserva Valdemar Lima, a todos agradeceu a presença, destacando e dando especial relevo nas palavras que proferiu, ao acontecimento mais marcante da nossa participação na Grande Guerra: – a Batalha de La Lys.
Referiu que a expressão La Lys, significa uma memória com cento e um anos, evidenciando o respeito e profunda homenagem ao sacrifício de um povo e dos seus soldados. A coragem e a determinação de uma juventude que, ao serviço das Forças Armadas portuguesas, se bateu em África e na Europa, num conflito que a História designaria por Grande Guerra.
Agradeceu a presença de todos, terminando com uma homenagem à Paz, e a todos os combatentes que se bateram em conflitos por Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui