III Concerto Solidário no Centenário da Liga – 09 Abril 2022

0
748
III CONCERTO SOLIDÁRIO NO CENTENÁRIO DA LIGA DOS COMBATENTES A FAVOR DAS VÍTIMAS DA UCRÂNIA
9 DE ABRIL 2O22
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE V. N. DE GAIA ÀS 21H00
Esta efeméride do 9 de abril visa recordar a I Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 e 1918, que foi um dos mais sangrentos conflitos armados de sempre do Século XX, e particularmente a Batalha de La Lys, DIA DO COMBATENTE, data celebrada todos os anos em França e Portugal pela Liga dos Combatentes.
Assim, com o apoio da Banda Sinfónica do Exército, com direção do Alferes CMus Renato Tomás, o concerto de 9 de abril inicia-se com uma peça sobre a Grande Guerra, com cenas musicais representando episódios vividos em vários países, PAGINE DI GUERRA, do compositor ALFREDO CASELLA, e a peça de DANIEL SCHVETZ composta para o Centenário da Liga dos Combatentes, ORATORIO IN-MEMORIAM.
Numa apresentação diferente do habitual, para além da componente musical, que foi cuidadosamente escolhida para recordar este conflito, teremos uma contextualização espacial e musical desta altura de início do Século XX, com peças apoiadas por visualização de imagens, canto e coreografias originais com a colaboração de artistas, coreógrafos e bailarinos.
Salientamos a parceria com o Ateneu Comercial do Porto e o seu Coro, dirigido pela maestrina Lígia Castro, que com o pianista David Silva e a Banda Sinfónica do Exército apresentarão o seu programa que inclui a participação de Napoleão Ribeiro, antropólogo e músico a tocar gaita-de-foles.
Teremos a participação da Associação Apolo Porto, Crescer a Dançar, que é uma associação sem fundos lucrativos que além do programa de dança tradicionais e ginástica para crianças e adultos, ajuda, com um projeto social, vários jovens institucionalizados a acederem gratuitamente à dança e poderem através desta experiência encontrar um projeto de vida e a inclusão no seio da sociedade que habitam. A Direção é de Mariana Ferreira, que além de dançarina e professora de dança é Psicóloga Clínica, e que coreografou duas peças, o Oratorio In-Memoriam e The Messenger.
Apresentaremos mais dois temas inéditos cujos autores são apoiantes dos programas da Liga dos Combatentes:  The Messenger, do Coronel da Força Aérea Paulo Gonçalves, peça que ganhou um prémio nos Estados Unidos para militares que apresentaram um trabalho sobre a sua vivência em momentos de combate , trabalho este que tem como cenário a Bósnia, onde Paulo Gonçalves esteve como observador, e teve origem na pergunta de uma criança de 5 anos – Como é a guerra no teu País? uma vez que nessa altura as crianças brincavam às escondidas nas rua fugindo aos ataques dos snippers.
Com estreia mundial em 2021 no dia 29 de maio, nas cerimónias das Operações de Paz e Humanitárias no Museu do Combatente, do vídeo filmado nos Estados Unidos por Francis Coppolla, tem hoje uma interpretação diferente com intervenção do monólogo em português e os temas cantados no inglês original.
Esta peça será coreografada pelo grupo da Associação Apolo Porto, Crescer a Dançar.
A peça pela primeira vez interpretada em Portugal, e que foi oferecida à Liga dos Combatentes CARTE POSTALE DE LA LYS pelo autor Daniel dos Santos, luso-descendente, especialmente composta para o Centenário da Grande Guerra e como homenagem aos militares que estiveram no 9 de abril na Batalha de La Lys. Esta peça será acompanhada pela projeção de fotos sobre a Grande Guerra, o cemitério português de Richebourg e o monumento de La Couture, oferecido pelos franceses aos portugueses em agradecimento ao sacrifício e participação dos nossos militares na Grande Guerra em França, em apoio a este país.
A colaboração da jovem e internacional harpista Catarina Malcata Rebelo, e dos bailarinos de tango argentino Gladys e Oscar Zalazar e Fernando Zalazar e Sara Ferreira valorizam este espetáculo, digna homenagem aos combatentes de Portugal através do tempo e aos militares que estiveram no campo da Batalha de La Lys e a reforçar o grito da Liga:
LIGA DOS COMBATENTES !
VALORES PERMANENTES!
LIGA DOS COMBATENTES!
EM TODAS AS FRENTES!
Repertório:
Alfred Keil – A Portuguesa – Banda Sinfónica do Exército (BSE)
Alfredo Casella, arr. Alexandro Celardi – Pagine di Guerra – Banda Sinfónica do Exército (BSE)
Daniel Schvetz – Oratório in Memorian – BSE e Bailado Apolo Porto
Guiseppe Verdi – Coro dos Escravos Hebreus da Ópera “Nabuco” BSE e Coro Ateneu; Coro dos Ciganos da Ópera “Il Trovatore” – BSE e Coro Ateneu
Intervalo
Henry Mancini – Moon River – Coro Ateneu, Piano
John Newton – Amazing Grace – Coro Ateneu, Piano e Gaita de Foles
Fernando Lopes Graça – Acordai – Coro Ateneu, Piano
Cor. Paulo Goncalves – The Messenger – Cantor Coro Genesis, Piano e Bailado Apolo Porto
Daniel dos Santos – Carte Postale de La Lys – Cantor, Guitarra Coro Genesis, Piano e Harpa
Debussy-  “Première Arabesque, Claude Debussy, Transcription pour harpe par H. Renié”- Harpa solo
Ángel Villoldo arr. Daniel Schvetz – El Choclo – BSE e tango argentino
Osvaldo Pugliese arr. Daniel Schvetz – La Yumba – BSE e tango argentino
Sebastián Piana arr. Daniel Schvetz – Nocturna – BSE e tango argentino
Julián Plaza arr. Daniel Schvetz – Yuyo Verde – BSE e tango argentino
Frei e Vicente – Hino da Liga dos Combatentes – BSE e cantor Coro Genesis
Direção Musical: Maestro BSE, Alferes CBMus Renato Tomás, Maestrina do Coro do Ateneu Comercial do Porto, Lígia Castro
Coro: Genesis
Coreografias: Apolo Porto e Tango argentino Gladys e Oscar Salazar
Organização: Isabel Martins, Museu do Combatente
AQUISIÇÃO DE BILHETES OU DONATIVOS:
O pagamento deverá ser efetuado através de transferência bancária para o NIB: PT 50 0007 0000 00938900152 23 (Liga dos Combatentes), com envio do comprovativo de transferência bancária para o e-mail: fbsisabelmartins@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui