Em 13 de maio de 2023, o Núcleo da Guarda comemorou o seu 99.º Aniversário. As comemorações tiveram início pelas 10h00 na sede do Núcleo, onde teve lugar a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional e da Bandeira da Liga dos Combatentes.
Seguiu-se a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, onde foram homenageados os Combatentes da Grande Guerra do concelho da Guarda. Na Igreja da Misericórdia foi celebrada uma missa de sufrágio pelos Combatentes já falecidos do concelho da Guarda. Junto ao Monumento aos Combatentes no Ultramar do Concelho da Guarda, foi realizada a cerimónia de homenagem aos mortos, onde um Combatente na Guerra do Ultramar depôs uma coroa de flores em homenagem aos seus camaradas, mortos ao serviço da Pátria.
Seguiu-se a cerimónia de imposição de condecorações, onde seis Combatentes que serviram Portugal na Guerra do Ultramar foram agraciados com a Medalha Comemorativa das Campanhas do Ultramar. Foram atribuídos Testemunhos de Apreço a dois sócios do Núcleo da Guarda, pelos 25 e 50 anos de associados da Liga dos Combatentes, como reconhecimento do seu valioso contributo para os fins patrióticos e humanitários desta instituição.
Teve ainda lugar, no Salão de Festas da aldeia de Gonçalobocas, o tradicional almoço de confraternização dos Combatentes. Nesta mesma aldeia, homenageando os Combatentes já falecidos, foi deposta uma palma de flores junto ao monumento aos Combatentes das Gonçalobocas que lutaram no Ultramar.
Estiveram presentes nas comemorações diversas autoridades civis e militares, nomeadamente o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Eng.º Sérgio Costa, o Presidente da Assembleia Municipal da Guarda, Dr. José Relva, o Presidente da Junta de Freguesia da Guarda e Deputado à Assembleia da República, Professor João Prata, o Presidente da Assembleia de Freguesia da Guarda, António Peres de Almeida, o Comandante do Regimento de Infantaria 14, Coronel José Moreira, o Comandante do Comando Distrital da PSP da Guarda, Superintendente António Belo, o Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, Tenente-coronel Pedro Gonçalves, o Presidente da Junta de Freguesia das Gonçalobocas, Manuel Vítor e o Presidente da Assembleia de Freguesia de Gonçalobocas, Fernando Bonifácio. Associaram-se ainda às comemorações, os Núcleos de Belmonte, Gouveia, Manteigas, Meda, Paris e Viseu, assim como os Combatentes, associados e amigos do Núcleo da Guarda.
Bem-Haja a todos aqueles que marcaram presença nas comemorações do aniversário do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes e prestaram a justa e merecida homenagem aos Combatentes da Guarda e de PORTUGAL.
“UM HOMEM SÓ MORRE QUANDO DEIXAR DE SER LEMBRADO”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui