O Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, celebrou no passado dia 14 de abril de 2019, o 101.º Aniversário da Batalha de “La Lys” e Dia do Combatente, junto ao Monumento do Combatente, na Cidade de Estremoz. A cerimónia foi presidida pelo Comandante do Regimento de Cavalaria 3, Coronel de Cavalaria Jorge Manuel Guerreiro Gonçalves Pedro que se fez acompanhar pelo Adj do Comandante do RC3 SMor Cav Joaquim Lopes. esta efeméride contou ainda com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz – Professor Nuno Rato; Presidente da Câmara Municipal de Estremoz – Dr. Francisco Ramos e demais vereadores; Presidente da Câmara Municipal de Sousel – Eng.º Manuel Valério; Representante da Câmara Municipal de Borba; Chefes de Divisão da Câmara Municipal de Estremoz; Presidente da União de Freguesias de Santa Maria/Santo André, Arcos, Evoramonte, São Lourenço/ São Bento de Ana Loura, Santa Vitória/São Bento do Ameixial; Membro do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal – Dr. Garcia dos Santos; Comandante do Destacamento e Posto da GNR de Estremoz, Representante da Policia de Segurança Publica; Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora – Dr. José Ramalho; Diretora do CEFP de Évora – Dr.ª Paula Caeiro; Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Estremoz; Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Estremoz e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Estremoz; Associação Cultural e Recreativa dos Marinheiros de Estremoz; Associação de Comandos e Direção da Banda Filarmónica “ A Lusitana”.
O evento teve início com o Hastear da Bandeira Nacional e da Bandeira da Liga dos Combatentes junto à sede do Núcleo.
Pelas 11h30, junto do Monumento, tiveram inicio as cerimónias comemorativas da efeméride com a seguinte sequência:
    • Apresentação da Guarda de Honra, à Entidade que presidiu à Cerimónia;
    • Cerimónia de Homenagem aos mortos, com as respetivas honras militares prestadas pela Guarda de Honra do Regimento de Cavalaria 3;
    • Deposição de Coroas e Ramos de Flores na base do Monumento por quinze entidades;
    • Momento de reflexão/Invocação Religiosa.
    • Alocução alusiva à efeméride pelo Presidente do Núcleo, SMor Vítor Caldeira;
    • Imposição de medalhas comemorativas das Campanhas a antigos combatentes, referentes aos Teatros de Operações de Angola e Guiné.
No final da cerimónia entoou-se o Hino Nacional. A culminar as comemorações do 101º Aniversário da Batalha de “La Lys”, e Dia do Combatente os convidados e associados foram brindados com o tradicional almoço de confraternização, que decorreu nas instalações do Regimento de Cavalaria 3.
Todos os presentes, tiveram oportunidade de visitar o interior do Regimento de Cavalaria 3, nomeadamente a Coleção Visitável, Biblioteca, Salão Nobre, Casa dos Arreios, Claustros e Picadeiro local onde decorreu o almoço. Foram ainda colocadas na Parada Mouzinho, uma exposição estática de material, constituída por viaturas táticas de reconhecimento (AML Panhard M11)
Presenciaram a cerimónia, bem como, estiveram presentes no almoço mais de duas centenas e meia de pessoas. Todos os presentes sentiram que a Liga dos Combatentes tem valores permanentes e está em todas as frentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui