O Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, assinalou no passado dia 13 de novembro de 2022, as Cerimónias Comemorativas do Centésimo Quarto Aniversário do Armistício e do Nonagésimo Sétimo Aniversário do Núcleo de Estremoz.
As Cerimónias Comemorativas tiveram início pelas 08H00 horas com o hastear da Bandeira Nacional e da Liga dos Combatentes, junto à sede do Núcleo, seguida de deposição de flores junto ao monumento alusivo à Grande Guerra pelas diversas entidades presentes, culminando com a Sessão Solene realizada no emblemático Teatro Bernardino Ribeiro.
As cerimónias foram presididas pelo Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Alves Lucas Hilário e contou ainda com a presença do Tenente-Coronel Fernando Lopes, em representação do Comandante do Regimento de Cavalaria 3; Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Professor Daniel Sádio; Representantes das Câmaras Municipais de Fronteira, Vila Viçosa e Sousel, respetivamente Dra. Maria Rita Rodrigues, Dr. Luís Lourinho e Gaspar Valejo; Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Ricardo Catarino; Vereadores da Câmara Municipal de Estremoz; Presidentes de Juntas de Freguesias do Concelho de Estremoz ou seus representantes, como sejam: União de Freguesias de Santa Maria/Santo André; Arcos; São Domingos de Ana Loura; São Lourenço de Mamporcão; Veiros e União de Freguesias de São Bento do Ameixial/Santa Vitória. Representantes da Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana; Paróquia de São Francisco; Residência São Nuno de Santa Maria; Centro de Emprego e Formação Profissional de Estremoz; Santa Casa da Misericórdia de Estremoz; Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Estremoz – Delegação dos Bombeiros Voluntários de Estremoz; Associação Cultural e Recreativa dos Marinheiros de Estremoz; Associação de Comandos; Filarmónica Lusitana de Estremoz; Filarmónica Artística Estremocense; Associação Cultural e Musical de Estremoz; Associação CIDADE; Escola Secundaria Rainha Santa Isabel; Jornal Brados do Alentejo e Radio Despertar “Voz de Estremoz”, Núcleos de Évora e Elvas e Orfeão Tomaz Alcaide, Associados e simpatizantes da Liga dos Combatentes e órgãos da comunicação social.
Na Sessão solene, de destacar:
• Alocução pelo Presidente do Núcleo de Estremoz Tenente Coronel de Cavalaria João Verdugo;
• Alocução pelo Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário;
• Imposição de Condecorações a Antigos Combatentes.
• Imposição da Medalha de Bons Serviços da Liga dos Combatentes a elementos da Direção;
• Entrega de Certificados de Apreço aos sócios que completaram 25 e 50 anos de associados da Liga dos Combatentes;
• Entrega da Placa de Gratidão e Reconhecimento a trinta e seis Instituições e Associações.
A Sessão Solene terminou com um pequeno concerto do Orfeão Tomaz Alcaide, terminando a sua atuação com a entoação do Hino da Liga dos Combatentes.
A culminar as comemorações do 104.º Aniversário do Dia do Armistício e do 97º Aniversário do Núcleo de Estremoz os convidados e associados foram brindados com um excelente Almoço Convívio realizado no Parque de Feiras de Estremoz.
Presenciaram a cerimónia, bem como, estiveram presentes no Almoço Convívio, cerca de duas centenas e meia de pessoas. De registar o mui digno espírito patriótico e de elevado reconhecimento público que caracterizou a sessão solene e os momentos salutares e de sã confraternização do Almoço Convívio entre todos os participantes, nomeadamente dos antigos combatentes, que merecem de todos nós, apoio incondicional, respeito e gratidão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui