Realizaram-se no passado dia 1 de abril, na Batalha as cerimónias comemorativas do Dia Nacional do Combatente (105.º aniversário da Batalha de La Lys).
Às 10h30 houve missa na Igreja do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, em homenagem aos Combatentes caídos ao serviço da Pátria, celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério coadjuvado por 2 capelães das Forças Armadas.
As cerimónias foram presididas pela Ministra da Defesa Nacional – Prof. Dr.ª Helena Carreiras e contaram com as presenças do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea – General Cartaxo Alves, que representou o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, do Chefe do Estado-Maior do Exército – General Mendes Ferrão, do Almirante Coelho Cândido que representou o Chefe do Estado-Maior da Armada, do Secretário-Geral do Ministério da defesa Nacional – Dr. João Ribeiro,  Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional – Dr. Dias Hilário, do Presidente da Câmara Municipal da Batalha, e do Presidente da Assembleia Municipal da Batalha que acumula com o cargo de Diretor do Mosteiro, do Presidente da Liga dos Combatentes, do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, do Superintendente José Figueira da Polícia de Segurança Pública, em representação do Diretor Nacional, e de muitos oficiais generais em representação dos ramos das Forças Armadas e do Ministério da Defesa Nacional.
No Mosteiro de Santa Maria da Vitória estiveram presentes cerca de 80 guiões de Núcleos da Liga dos Combatentes e de Associações de Combatentes perfilados nos claustros que deram muito brilho às cerimónias.
A celebração eucarística foi acompanhada pelo Grupo Coral Misto do Núcleo da Batalha, onde participaram muitas centenas de combatentes e seus familiares. A seguir à Missa realizou-se a cerimónia militar na parada do Mosteiro com um batalhão constituído por militares dos três ramos das Forças Armadas, a Banda da Força Aérea Portuguesa e com os 80 guiões alinhados no fundo da formatura.
Seguiram-se os discursos do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues e da Ministra da Defesa Nacional, imposição de condecorações e desfile das forças em parada.
As entidades presentes dirigiram-se depois ao interior do Mosteiro onde estava patente uma exposição subordinada ao tema “Centenário da Liga dos Combatentes 1923-2023” e ao Museu das Oferendas onde foi assinado pela Ministra da Defesa o Livro de Honra. Ainda no Museu das Oferendas foi feita a doação da Medalha de Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito de um Combatente da Grande Guerra.
Seguiu-se depois para a Sala do Capítulo onde perante uma Guarda de Honra foram depositadas várias coroas de flores em homenagem aos combatentes mortos ao serviço da Pátria. A cerimónia terminou com a Banda da Força Aérea a entoar o Hino Nacional no jardim interior dos claustros do Mosteiro.
CONDECORAÇÕES:
Foram condecorados com a Medalha de Honra ao Mérito – Grau Ouro
– Dr. Vieira Pinto;
– Dr.ª Anabela Freitas – Presidente da Câmara Municipal de Tomar;
– Dr. Manuel Valério – Presidente da Câmara Municipal de Sousel;
– Dr. José Casimiro Meneses – Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo;
– Dr. David Gomes Lopes – Presidente da União de Freguesias de Sta Maria, S. Pedro e Matacães;
– Coronel Hilário Peixeiro – Adido de Defesa em Paris;
– Superintendente Isaías Teles – Presidente do Núcleo de Oeiras da Liga dos Combatentes;
– Coronel João Trabulo – Presidente do Núcleo de Meda da Liga dos Combatentes;
– Coronel Norberto Serra – Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes;
– Tenente-coronel Jorge Pereira – Presidente do Núcleo de Vila Real de Santo António da Liga dos Combatentes;
– Sargento-mor António Araújo – Presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes;
– José Magalhães – Presidente do Núcleo da Lixa da Liga dos Combatentes.
Foram condecorados com a Medalha de Honra ao Mérito – Grau Prata
– José Carvalho – Porta-guião do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes;
– Carlos Marques – Porta-guião do Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes;
– Joaquim Gregório – Porta-guião do Núcleo da Batalha da Liga dos Combatentes;
– Albertino Rato – Porta-guião do Núcleo da Marinha Grande da Liga dos Combatentes.
Discurso do Presidente da Liga dos Combatentes, TGen Joaquim Chito Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui