A data para as Cerimónias comemorativas do dia do Combatente em Gondomar foi instituída por decisão da Assembleia Municipal da edilidade, e este ano tiveram lugar, como vem sendo habitual, na rua dos Combatentes da Grande Guerra, no dia 11 de outubro de 2021. Foram presididas pelo Brigadeiro-general (BrigGen) Francisco Bento Soares, em representação de S. Exa o General CEME, e contaram com a presença do presidente da Câmara, Dr. Marco Martins, representantes de juntas de Freguesia, Forças Armadas, Forças de Segurança e outras entidades. Mais de uma centena de ex-combatentes emprestaram o colorido das suas boinas, o aprumo e atavio, próprio dos militares, estiveram também presentes na cerimónia, sublinhando deste modo a homenagem singela, mas muito sentida realizada aos combatentes do concelho de Gondomar.
Com esta cerimónia a edilidade presta homenagem aos combatentes do concelho de Gondomar, falecidos nos quatro cantos do mundo na nobre missão de defesa da pátria, mormente na I Grande Guerra, na Guerra do Ultramar, e mais recentemente nas missões de Apoio à Paz e Humanitárias, sob a égide das Nações Unidas, da Organização do Tratado do Atlântico Norte, da União Europeia, e/ou de coligações internacionais legalmente estabelecidas.
A cerimónia teve início com uma intervenção do Presidente do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC), Coronel Jocelino do Nascimento Bragança Rodrigues, na qual relevou o papel dos combatentes de todos os tempos de uma forma geral e dos 93 gondomarenses, perecidos na guerra do ultramar em particular, De seguida apresentou uma proposta de atualização da Lei do Combatente, nomeadamente no que se refere aos aspetos que já tinham passado à praxis, apontando metas para a plena implementação da referida Lei, em sintonia com a informação veiculada pelo Boletim Informativo do Gabinete da Secretária de Estado dos Recursos Humanos e dos Antigos Combatentes.
De seguida usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Marco Martins que, numa toada mais informal, enalteceu as raízes dos gondomarenses e daqueles que defenderam a Pátria no ultramar português.
Seguiu-se a homenagem aos Mortos em Defesa da Pátria, com deposição de corôas de flores pela edilidade, na pessoa do seu Presidente, Dr Marco Martins e pela Liga dos Combatentes (LC), tendo o Coronel Jocelino Rodrigues, convidado o BrigGen Francisco Bento Soares a efetuar a deposição da corôa em nome da LC.
O clarim tocou a silêncio, e todos os presentes baixaram as cabeças em sinal de recolhiento e introspeção, quiçá os combatentes tenham viajado no tempo das memórias e revivido, ainda que por momentos, as longas marchas, por entre o capim das picadas, na maior parte das vezes minadas e emboscadas, ou talvez tivessem mergulhado no carpir das lágrimas cupiosas de dor e saudade de mães, esposas, namoradas, madrinhas e irmãs.
As notas de “Homenagem aos Mortos em defesa da Pátria” sairam carregadas de significado do peito do clarim, enquanto os militares presentes faziam continência e os civis tomavam uma atitude de respeito e recolhimento.
O Capelão fez-se ouvir na prece aos Mortos, não distinguindo baixas devidas e não devidas ao combate. Honrou-se com um minuto de silêncio, mais um espaço de evasão, nas asas da imaginação, da partida amargurada ou da felicidade do regresso a casa e do reencontro imaginado e esperado com ansiedade, aos braços da mãe ou da noiva desesperada. Por último, o clarim anunciou a alvorada símbolo do renascimento e da vida.
De seguida, como é timbre nas cerimónias organizadas pela LC, neste caso pelo NPLC, foi distinguido e condecorado o cidadão combatente do Concelho de Gondomar e sócio do NPLC, com a Medalha Comemorativa das Campanhas, que é atribuída aos militares que tenham servido em situação de campanha nomeadamente nas Ex-províncias ultramarinas até 27 de julho de 1974, o Furriel Miliciano, Fernando da Conceição Soares Alves, com os dizeres ANGOLA 1966-1968.
Por iniciativa da edilidade foi entoada a “Portuguesa”, com a total aderência dos presentes, numa voz una e patriótica. Segui-se a reterida da Força Militar e a cerimónia foi dada por encerrada.
Os convidados, principalmente os militares e combatentes, continuaram no local em amena e salutar conversa, partilhando as respetivas memórias de antigos combatentes do ultramar.

Fotos: CM de Gondomar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui