Decorreu em Lamego no dia 08 de abril de 2022, junto ao Monumento do Soldado Desconhecido, a Cerimónia do Dia do Combatente e do 104º Aniversário da Batalha La Lys.
Esta singela, mas muito significava evocação, teve a seguinte sequência:
11H20 – Concentração junto ao Monumento do Soldado Desconhecido;
11h30 – Início da Cerimónia;
    – Colocação da Coroa de Flores;
    – Toque de silêncio em homenagem as todos os Combatentes Mortos pela Pátria;
    – Imposição de condecorações;
    – Alocução relativa ao ato pelo Presidente do Núcleo de Lamego da LC;
    – Uso da palavra pelo Presidente da Camara Municipal de Lamego.
Presidiu ao ato, o Coronel de Infª/Res, Valdemar Lima, Presidente da Direção do Núcleo, estando presentes diversas entidades e instituições da cidade de Lamego das quais se destacam; o Presidente da Autarquia – Eng.º Francisco Lopes, Vice-presidente – Dra.  Catarina Gonçalves Ribeiro e respetiva vereação, o representante do presidente da Assembleia Municipal de Lamego – Carlos Loureiro, o Presidente da Junta de Lamego – Dr. Nuno Lázaro, o 2º Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) – TCor de Inf.ª Jorge Rodrigues, o Comandante da GNR – Capitão Luís Moreira, o representante do Comandante da PSP de Lamego – Comissário Ricardo Carvalho, e diversas Instituições e Associações da Cidade de Lamego.
Cerimónia realizada de forma muito singela, mas com significado profundo, com a presença dos elementos que constituem os Órgãos Sociais do Núcleo, e antigos Combatentes e familiares, consistiu na deposição de uma coroa de flores no Monumento do Soldado Desconhecido, seguida do Toque de Silêncio, em homenagem a todos os Combatentes que deram a vida pela Pátria.
Foram condecorados com a Medalha Comemorativa das Campanhas:
– Francisco Guedes Bezelga, Soldado, Guiné 1963-65;
– José Manuel Garcia Ferreira, Furriel, Guiné 1970-72;
– Orlando Luís de Almeida de Oliveira, 1º Cabo, Guiné 1971-74;
– António do Nascimento Almeida, Soldado, Moçambique 1968-70 (a título póstumo).
Com a Medalha da Liga dos Combatentes:
Medalha de honra ao mérito – grau prata:
– José Carlos de Bastos Aires Gomes, TCor SGE;
– José António Cardoso Ferreira, SMor SGE;
– Dr. Manuel Fernandes Ribeiro;
Com a medalha de bons serviços – grau prata:
– Luís Manuel Mesquita, SMor Inf.ª.
O Presidente da Direção, Coronel de Inf.ª Valdemar Lima, a todos agradeceu a presença, destacando e dando especial relevo nas palavras que proferiu, ao acontecimento mais marcante da nossa participação na Grande Guerra: a Batalha de La Lys.
Referiu ainda que tal como em 1918, também hoje em pleno século XXI, temos militares portugueses a deslocarem-se para a frente de batalha, para cumprir a sua missão, no âmbito dos compromissos assumidos pelo nosso país para com a Aliança Atlântica, para um conflito que julgávamos nunca mais ver repetido.
Destacou também que, a Autarquia irá a breve trecho colaborar na execução do projeto e nas obras para as novas instalações, para a tão ambicionada nova Sede, permitindo aos Sócios Combatentes e seus familiares poder usufruir de um Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social e ainda de um espaço de convívio, e terapia ocupacional.
Ao usar da palavra, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego – Eng.º Francisco Lopes, sublinhou que a participação portuguesa na I Grande Guerra teve uma ampla repercussão, em termos militares e sociais, constituindo um contributo na luta pelos direitos humanos, pela democracia e pela cidadania.
Evidenciou também que o município estará sempre disponível para apoiar a instituição, dotando-a, em breve, com novas instalações onde irá ficar instalada a sua sede, não esquecendo o contributo dos militares portugueses, nomeadamente os “Rangers” de Lamego na ajuda à Guerra na Ucrânia.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui