No dia 12 de abril de 2022, o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes e o Regimento de Cavalaria Nº 6 levaram a efeito as Comemorações do 104º Aniversário da Batalha de La Lys, assinalando também o Dia do Combatente.
As cerimónias iniciaram-se com a celebração da Eucaristia na Basílica dos Congregados, presidida pelo capelão do RC6, padre António Dias, seguindo-se as cerimónias militares junto do Monumento ao Combatente, na Avenida Central, na cidade de Braga. Foi deposta uma coroa de flores e lida a prece.
Pelo Presidente do Núcleo, Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira, foi lida a mensagem do Excelentíssimo Presidente da Liga dos Combatentes Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, alusiva à efeméride, onde o senhor General salienta que “os combatentes de ontem, de hoje e cremos que no futuro, constituem-se num exemplo de cidadãos que abnegadamente serviram Portugal ao serviço das Forças Armadas, na Marinha de Guerra, no Exército, na Força Aérea e na Marinha Mercante”.
Aos órgãos de comunicação social, o Presidente do Núcleo sublinhou a importância de se evocar a memória da Batalha de La Lys num momento em que a Europa vive um cenário de guerra. Salientou ainda que, ao comemorar a Batalha de La Lys, estamos a homenagear todos os combatentes que passaram por vários conflitos, desde a guerra do Ultramar, a Primeira Guerra Mundial e às missões de Paz, pois temos que recordar todos os combatentes para não os deixar cair no esquecimento.
A cerimónia contou com a presença de várias Instituições, entre elas a Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Vieira do Minho, Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Regimento de Cavalaria Nº6, Guarda Nacional Republicana, Juntas de Freguesia, Associação Humanitário dos Bombeiros Voluntários de Braga, entre outras.
Há que destacar, o grande empenho e profissionalismo evidenciados pelo Regimento de Cavalaria Nº6, na participação nas honras militares, junto ao Altar durante a celebração Eucarística e no Monumento aos Combatentes, na restante cerimónia.
No final ouviram-se manifestações de muito apreço pela forma como decorreu a cerimónia, o que constitui sempre um forte incentivo para continuar a trabalhar cada vez mais arduamente em prol dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui