Dia do Armistício 2021 – Winnipeg

0
979
O Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal em Winnipeg comemorou o Dia do Armistício, numa cerimónia singela junto ao Monumento dos “Combatentes por Portugal” num dia frígido onde se fazia sentir temperaturas negativas, queda de neve e muito vento.
Participaram neste evento, um grupo de veteranos portugueses liderado por Pedro Correia, presidente do núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Armand Lavalle, do Manitoba Joint Veterans Association e Paulo Jorge Cabral, Cônsul Honorário de Portugal em Winnipeg.
Foram depositadas várias grinaldas em memória dos veteranos falecidos de Portugal e Canadá.
As cerimónias deste ano, e a par do que aconteceu no ano passado, foram limitadas a pequenas celebrações a níveis de núcleo de veteranos, e não as que estávamos habituados a participar no Centro de Convenções, onde participavam cerca de cinco mil pessoas.
O Dia do Armistício simboliza o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial em 11 de novembro de 1918. A data comemora o Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, o qual teve efeito às 11 horas da manhã.
Texto: Paulo Jorge Cabral
Fotografias: Fátima Sousa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui