O Dia do Armistício foi assinalado na cidade do Porto no passado dia 12 de Novembro, numa cerimónia evocativa do 103.º aniversário da assinatura do acordo de paz que, a 11 de novembro de 1918, colocou um fim à I Grande Mundial.
De forma a manter a tradição, o Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes (NPLC) promoveu, mais uma vez, esta iniciativa na cidade invicta, com o apoio imprescindível do Comando do Pessoal do Exército numa cerimónia militar inolvidável que marcou a efeméride realizada defronte ao Monumento aos Combatentes na Grande Guerra, localizado na Praça Alberto.
A cerimónia participada e presenciada por Combatentes e populares que se associaram, foi presidida pelo Brigadeiro-General Francisco José Carneiro Bento Soares, Diretor dos Serviços de Pessoal do Exército, contando também com a presença dos representantes do Comando do Pessoal do Exército, do Município do Porto, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas,  Associação dos Especialistas da Força Aérea, Delegação do Porto da Associação de Comandos, Comando Territorial do Porto da GNR; Delegação do Porto da Associação de Fuzileiros, União de Freguesias do Centro Histórico, Delegação do Porto da Associação de Operações Especiais, Comando Metropolitano do Porto da PSP, Zona Marítima do Norte e Núcleos vizinhos entre outros.
A cerimónia incluiu os habituais momentos protocolares de toques militares de silêncio, de homenagem aos mortos e de alvorada, e contou com a tradicional presença de militares afetos ao ao Regimento de Transmissões e ao Comando de Pessoal do Exército.
Seguiu-se um momento de imposição de condecorações a combatentes e colaboradores do Núcleo do Porto, sendo condecorados com a Medalha Comemorativa das Campanhas, Tenente Aprígio Baltazar Ramos de Oliveira Santos           (Angola 1961-1963), 2.º Sargento Eduardo da Silva Teixeira (Angola 1962-1963), Tenente Paraquedista Júlio Cândido Santos (Angola 1967-1969), e 1.º Cabo Henrique Dias Pereira (Guiné 1969-1971).
Foram ainda agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito-grau prata o 2.º Secretário da Assembleia Geral do NPLC cessante Dr. Luís Manuel Fernandes da Silva, o 1.º Vogal da Direção cessante do NPLC senhor Manuel António Borlido Silva Barbosa, e a voluntária do CAMPS Porto senhora Maria Joaquina Araújo.
Com a medalha de Bons Serviços – grau cobre o funcionário do NPLC José Ferreira da Silva.
A comemoração terminou com um almoço convívio do Combatente organizado pelo NPLC que decorreu no Hotel da Música, no Mercado do Bom Sucesso desta mesma cidade, com a participação dos Associados e representantes das entidades convidadas.
Sendo que, no decorrer do estado de pandemia que nos encontramos, foi esta uma primeira oportunidade para o Núcleo do Porto reatar os convívios sociais que tão bem agradam os nossos Associados e que a nova Direção deste Núcleo deseja fortalecer e manter.
O Presidente do NPLC, Coronel Cavalaria Jocelino de Bragança Rodrigues, agradeceu a presença amiga de todos os convivas e apresentou individualmente todos os elementos da Nova Assembleia Geral e da Nova Direção, que se encontravam distribuídos pelas diferentes mesas. Reiterou, de forma incisiva, que a nova direção fora eleita democraticamente, num processo eleitoral com duas listas, pela primeira vez, e que a mesma incorporava sócios de todas as tipologias possíveis, em sintonia com o estabelecido pelo Estatuto da Liga, bem como 3 elementos femininos.
De seguida confirmou que a Direção orientaria o seu esforço principal na direção e para os associados, desenvolvendo uma política de proximidade e de atendimento personalisado aos mesmos. Apresentou de seguida a calendarização dos próximos eventos a organizar pelo NPLC, onde se incluía um concerto na Casa da Música do Porto pela Orquestra Ligeira do Exército, e atualizações relativas à situação do Estatuto do Antigo Combatente, a emissão do Cartão do Antigo Combatente/Viúva do Antigo Combatente e Insígnia do Antigo Combatente.
O almoço terminou com a evocação do grito da Liga por todos, encabeçado pela vocalização do Coronel de Infantaria António Alberto dos Santos Araújo:
“Liga dos Combatentes, Valores Permanentes;
Liga dos Combatentes, em todas as Frentes”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui