Em 11 de maio de 2022, dia em que o Capitão Augusto Casimiro dos Santos faria 133 anos, iniciou-se oficialmente as comemorações do Centenário da Fundação do Núcleo de Coimbra. Augusto Casimiro foi um militar com uma folha de serviço distintíssima. Após a sua participação na Grande Guerra na Flandres, juntamente com outros Oficiais e Sargentos, percebendo as dificuldades em que os Combatentes Portugueses chegavam a Território Nacional sentiram a necessidade de se organizarem para darem o apoio que o Estado não conseguia dar. O Capitão Casimiro esteve nas atividades iniciais da Fundação da então Agência de Coimbra e ficará por esse motivo com uma ligação de paternidade com a instituição. Mas Augusto Casimiro foi também poeta, memorialista, jornalista e comentarista político português e um destacado opositor republicano ao regime político do Estado Novo. A sua extensa atividade literária e a sua ligação à Fundação da Agência de Coimbra, foi decisiva para atribuição do seu nome à Biblioteca do Núcleo de Coimbra.
Presidiu à cerimónia o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.
A sessão solene teve a seguinte sequência:
Apresentação de boas vindas aos convidados pelo Presidente do Núcleo de Coimbra, Tenente-coronel João Paulino e ao fundamento que prevaleceu à realização desta cerimónia.
Exposição sintética sobre a vida e obra de Augusto Casimiro pelos investigadores da empresa Rebobinar: Eduardo Albuquerque, Licenciado em História da Arte e Pierre Marie Doutorado em História Contemporânea.
Breve alocução do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.
Leitura de um poema de Augusto Casimiro pela Sra. Fátima Reis Melo acompanhado de momento musical, interpretado pelo Vogal da Direção, Sargento-ajudante Paulo Monteiro.
Cerimónia de Imposição de Condecorações e Entrega de Diplomas
  • Foi atribuída a Medalha de Honra ao Mérito, Classe Prata ao nosso colaborador no CAMPS 4, Médico Psiquiatra, Dr. Silva Marques.
  • Foram igualmente agraciados com Diploma de Louvor do Presidente da Liga dos Combatentes, o Tenente-coronel Médico José Andrade (Médico de Clinica Geral e Ortopedista no CAMPS 4) e o Dr. Silva Marques (Médico Psiquiatra no CAMPS 4).
Entrega de Diplomas de Testemunho de Apreço aos Sócios que contam 40 ou mais anos de associado do NCLC, designadamente:
– Sócio Combatente n.º 54 228 – José Duarte Gomes;
– Sócio Combatente n.º 86 893 – Alfredo Manuel Figueiredo Simões dos Reis;
– Sócio Combatente n.º 90 665 – António José Duarte;
– Sócio Combatente n.º 91 730 – Abílio Fernandes Rodrigues Jorge;
– Sócio Combatente n.º 96 000 – Mário Duarte de Oliveira Fernandes;
Descerramento de placa e inauguração da Biblioteca Augusto Casimiro, com a leitura de alguns poemas de Augusto Casimiro com acompanhamento musical.
Estiveram presentes várias entidades militares e civis, com realce para o Dr. João Carlos Trindade (casado com uma neta), em representação dos netos de Augusto Casimiro.
Esta cerimónia terminou com um Porto de Honra servido no Bar da Liga, nos Claustros do Colégio da Graça (Património da UNESCO), sede do Núcleo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui