O Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes celebrou no passado dia 09 de abril de 2021, o 103º Aniversário da Batalha de La Lys, o Dia Nacional do Combatente, bem como, o 100º Aniversário da fundação da Liga dos Combatentes, com uma pequena cerimónia de evocação e homenagem, junto ao Monumento do Combatente.
Esta efeméride realizou-se, tendo em consideração todas as restrições impostas pela vigência do quadro da Pandemia e das normas da DGS para A Covid19, implicando condicionamentos que não se coadunam com cerimónias evocativas nas linhas tradicionais, determinando que esta singela, mas muito significativa evocação, foi limitada no número de presenças.
A cerimónia, uma solenidade simples, mas de especial significado foi presidida pelo 2º Cmdt do Regimento de Cavalaria 3 – TCor Cavª Luís Mourato Gonçalves, tendo como participantes o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz – Dr. Francisco Ramos; Presidente da União de Freguesias de Santa Maria/Santo André – José Maria Ginga Ginja; a direção da Residência S. Nuno de Santa Maria – SMor Vítor Caldeira; Associação Cultural e Recreativa dos Marinheiros – SAj Francisco Cuco; Associação de Comandos – Joaquim Patrício, bem como, os elementos constituintes da Direção do Núcleo de Estremoz.
O Presidente da Direção, TCor. de Cavª João Carlos Marçal Verdugo, agradeceu a presença a todos, destacando e dando especial relevo nas palavras que proferiu, ao acontecimento mais marcante da nossa participação na Grande Guerra: – A Batalha de La Lys, abordando o Centenário da fundação da Liga dos Combatentes e do Dia Nacional do Combatente.
Nesta efeméride e neste ano anormalmente atípico, foram depositadas coroas de flores pelas diversas entidades presentes, não deixando assim de homenagear e evocar, todos aqueles que tombaram no cumprimento do dever pela Pátria.
Os presentes sentiram que a Liga dos Combatentes tem valores permanentes e está em todas as frentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui