O Núcleo da Liga dos Combatentes de Castelo Branco, no passado dia 20 novembro, pelas 11h00, comemorou o 103 aniversário da assinatura do Armistício, os 47 anos do fim da Guerra do Ultramar e o 98º Aniversário da Fundação do Núcleo da Liga dos Combatentes de Castelo Branco.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues. A efeméride contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Hélder Henriques, bem como outras ilustres autoridades civis, militares, culturais e com uma excelente moldura humana formada por Combatentes e seus familiares.
Antes do início das cerimónias, teve lugar na sede do núcleo, o descerramento da fotografia e do diploma de sócio benemérito a título póstumo do nosso sócio António Arnel Afonso.
O ponto alto das cerimónias teve lugar junto ao Monumento aos Combatentes, na Praça Martin Afonso de Melo, onde decorreu a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, que contou com a presença de uma força militar do Regimento de Infantaria nº15, Tomar.
Na ocasião foram também impostas as seguintes condecorações:
– Medalha Cruz S. Jorge 3.ª Classe  (Medalha atribuída pelo Estado–Maior General das Forças Armadas (EMGFA)) – SMor Eng.ª na situação de RESERVA – Carlos Reis Pio, missão na República Centro Africana (RCA) 2018;
– Medalha Dos Feridos em Campanha  – Ex-Soldado Manuel Pereira Amaro – no Teatro de Operações Guiné 1964-1965;
– Medalha Comemorativa das Campanhas:
– Ex-1.º Cabo Francisco Soares Gregório – Legenda “Angola 1969-1971”;
– Ex-Soldado Manuel Pereira Amaro – Legenda “Guiné 1964-1965”;
– Ex-Soldado João Ramalhinho Antunes – Legenda “Guiné 1964-1966”
– Ex-Soldado João Sobreira Dias Martinho – Legenda “Guiné 1968-1969”;
– Ex-Soldado José Gonçalves Ribeiro – Legenda “Angola 1971-1972”.
Foi também louvado pelo Presidente da Liga Central, TGen Joaquim Chito Rodrigues, o Agente Principal da PSP, na situação de Aposentado, Carlos Fernando de Jesus dos Santos.
As intervenções alusivas ao evento foram proferidas pelo Presidente do Núcleo, TCor José Manuel Boieiro e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Hélder Rodrigues. Foi ainda lida a mensagem do Presidente da Liga dos Combatentes referente aos 103 anos da assinatura do Armistício.
No final das cerimónias decorreu uma missa de sufrágio e um almoço convívio com os sócios e seus familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui