No passado dia 14 de fevereiro de 2023 ocorreu no Regimento de Cavalaria N.º6 (RC6) em Braga, a reunião de trabalhos dos Núcleos da Liga dos Combatentes, organizada pelo Núcleo de Braga, com a colaboração do RC6. O evento foi liderado pelo Tenente-General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes.
Destacam-se ainda as seguintes atividades realizadas:  
  • Cerimónia de Homenagem aos Mortos do RC6 que tombaram ao serviço da Pátria durante as várias campanhas que o RC6 participou, com a deposição de uma coroa de flores, ofertada pela Direção da Liga, cerimónia simples mas de enorme significado presenciada com respeito, emoção e elevada consideração por todos os participantes, militares do RC6, Direção da Liga e representantes os 25 Núcleos da Liga dos Combatentes da Região Norte.  
  • Reunião de trabalhos dos Núcleos da Liga dos Combatentes, foram abordados diversos assuntos relacionados com a organização e funcionamento da Liga, onde foi proporcionado aos Núcleos presentes, expor e debater questões pertinentes, com um único propósito servir cada vez mais e melhor os portugueses, sobretudo sócios, membros e seus familiares da Liga, que honrosamente serviram a Pátria.
  • Imposição de condecorações aos ex-combatentes em Formatura Regimental com a participação dos membros da Liga dos Combatentes. Dez antigos combatentes, na presença das respetivas famílias, receberam a condecoração Comemorativa das Campanhas. Imposta pelo  TGen Chito Rodrigues, a convite do Comandante do RC6 Coronel de Cavalaria Martins Henriques, seguindo-se os discursos do Comandante e do Presidente da Liga, onde ambos enfatizaram a importância de reconhecer aqueles que serviram a Pátria no passado nas Forças Armadas, fazendo a ponte para os que sevem atualmente e servirão no futuro. 
  • Visita Guiada ao RC6 onde foi possível observar algumas capacidades deste Regimento, destacando o seu encargo operacional, o Grupo de Reconhecimento, onde foi proporcionado uma exposição e demonstração de meios, nomeadamente as viaturas blindadas PANDUR de diversas tipologias e armamento orgânico atual. 
  • Assinatura do Livro de Honra do Regimento de Cavalaria N.º6, onde assinala e testemunha a presença do Exmo. Sr. Presidente da Liga dos Combatentes TGen Joaquim Chito Rodrigues.
No encerramento da visita, procedeu-se à troca de lembranças institucionais. Foram expressadas palavras de agradecimento da forma muito digna e profissional com o Regimento, colaborou e recebeu este evento nas suas instalações, proporcionando as condições adequadas e sobretudo valorizou, considerou e prestigiou a missão da Liga dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui