No passado dia 26 de março de 2022, o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes realizou um passeio convívio ao Litoral Norte para os seus sócios, familiares e amigos. Integraram o grupo 44 pessoas.
Com saída de Braga pelas 08h00, deu-se início à viagem com destino a Miramar com visita ao Senhor da Pedra, implantado sobre maciço rochoso no areal da praia de Miramar. Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas Divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.
Seguimos para Ovar onde com visita guiada, observámos a Igreja Matriz de Santa Maria de Válega, uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e, sem sombra de dúvida, uma das mais impressionantes igrejas em Portugal! Ao pôr-do-sol, a fachada, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores. O patronato da igreja pertenceu a mãos privadas, até ao ano de 1150. Desde essa data até 1288 foi o Mosteiro de São Pedro de Ferreira. De 1583 a 1833 foi propriedade do Bispo e da Sé Catedral do Porto. A Igreja da Válega encontra-se na sua localização atual desde meados do séc. XVIII. Merece, sem dúvida, ser visitada.
O almoço de confraternização, entre sócios, foi servido no restaurante “o Churrasquinho” em Avanca/Estarreja. Incluía variadas entradas, sopa, churrasco, sobremesas, bebidas e café, tendo sido do agrado de todos.
Após o almoço fez-se uma visita, também guiada ao Popularmente apelidado de Museu da Cortiça, o Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) constitui um caso particular na história da museografia portuguesa do século XX. Resultante do espírito colecionista do seu fundador, o benemérito e industrial “corticeiro”, Henrique Amorim (1902 – 1977), o MSML destaca-se pela quantidade, qualidade e variedade (tipológica e temporal), do seu espólio. Um verdadeiro acervo plural, recuperado e reorganizado do ponto de vista museológico e museográfico a partir de 2004, que apresenta coleções de Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais, Escultura em Cortiça/aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial. Destaque-se esta última coleção que além de evidenciar as potencialidades desta matéria-prima, reflete a identidade da comunidade local e constitui uma verdadeira herança cultural que o MSML visa conservar, estudar, difundir e valorizar de forma integral. Dada a ligação do Fundador do Museu à Indústria transformadora da cortiça, bem como à implantação do Museu em território corticeiro, cumprindo e exaltando o desejo do Fundador de homenagear esta matéria-prima, ao longo da exposição permanente, têm sido incluídas réplicas, em cortiça e derivados, das obras mais emblemáticas do espólio – como é o caso do núcleo de escultura medieval.
Finalmente, passamos pela Senhora da Saúde, nos Carvalhos e pelas 17H30, iniciámos a viagem de regresso a casa, que ocorreu pelas 19H00, num cómodo autopullman e, no final, ficámos todos com a satisfação de termos proporcionado um bom dia de convívio e amizade aos nossos associados, que agradeceram o convite, e esperam já pelo próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui