Biblioteca da Sede (Lisboa)

A Biblioteca da Sede da Liga dos Combatentes foi constituída em 1923, com a fundação da instituição, sendo o seu primeiro responsável bibliotecário, o Dr. Alberto MacBride, antigo combatente na Grande Guerra e renomado médico cirurgião da sociedade portuguesa. Está localizada no edifício Sede da instituição, em Lisboa, e encontra-se dependente da Direção Central, através do Vogal-Bibliotecário e Diretor do Museu, integrando o conjunto de órgãos de âmbito cultural da instituição, e parte integrante das Bibliotecas em Rede da Liga dos Combatentes, em conjunto com as bibliotecas dos Núcleos e de outros órgãos, espaços e/ou serviços institucionais.
A Biblioteca da Sede tem por missão a preservação e conservação da memória coletiva nacional associada aos dois grandes conflitos militares que marcaram a história de Portugal no século XX: a Grande Guerra (1914-1918) e a Guerra do Ultramar (1961-1974); e, ainda, das Missões e Operações de Manutenção da Paz com participação de forças militares portuguesas; assegurando, igualmente, a receção, o tratamento, a conservação, a disponibilização e a divulgação do património bibliográfico e documental da Liga dos Combatentes nos vários tipos de suporte em que este se apresente.
No acervo desta biblioteca destacam-se, pelo seu valor único, os livros e manuscritos de memórias e testemunhos diretos dos combatentes portugueses, tanto na Grande Guerra como na Guerra do Ultramar.
INFORMAÇÕES

Localização
Rua João Pereira da Rosa, 18
1249-032 Lisboa

Contactos
Tel.: +351 213 468 245 / +351 213 468 246
Email: biblioteca@ligacombatentes.org

Horário
Segunda a Sexta das 09h30 às 17h30

(Encerra para almoço das 13h00 às 14h00)

CATÁLOGO ONLINE
O Catálogo Online da Biblioteca da Sede permite a pesquisa da totalidade da documentação existente, desde títulos de monografias, periódicos, artigos de periódicos, material audiovisual, cartografia, entre outros. Através do catálogo pode saber, entre outras possibilidades, se existe um determinado documento, qual a sua localização e o seu estado (disponível, emprestado, etc.). Carregue na imagem e consulte o Catálogo Online da Biblioteca da Liga dos Combatentes.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
A Biblioteca da Sede engloba os seguintes serviços, mediante disponibilidade: leitura presencial; serviço de apoio às consultas; pesquisas bibliográficas; empréstimo domiciliário e empréstimo interbibliotecas e interinstitucional; reprodução documental (fotocópia e digitalização).
REDE DE BIBLIOTECAS DA DEFESA NACIONAL
Aproveitando as funcionalidades disponibilizadas pelas tecnologias de informação e comunicação, a Biblioteca da Sede da Liga dos Combatentes juntou-se à Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional (RBDN) no ano de 2015 e passou a estar capacitada de um conjunto de ferramentas e serviços que não dispunham anteriormente.
A RBDN surge de uma ambição com vários anos de unir, otimizar, uniformizar e divulgar as bibliotecas militares e de Defesa. Conta, em 2023, com a participação de 26 bibliotecas, 3 das quais dos serviços tutelados pelo Ministério da Defesa Nacional e 22 bibliotecas dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas e das academias militares. Carregue AQUI e consulte o catálogo da RBDN.
PORTAL DAS INSTITUIÇÕES DE MEMÓRIA DA DEFESA NACIONAL
O Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional (Portal IMDN) permitiu a edificação de uma solução que vai possibilitar, intensificar e expandir a disponibilização pública dos acervos dos Arquivos, Bibliotecas e Museus da Defesa Nacional, as chamadas Instituições de Memória, e criou condições para intensificar o respetivo processo de digitalização e de conservação a longo prazo.
A Liga dos Combatentes participa neste projeto com a biblioteca, arquivo fotográfico e acervo museológico institucionais. Descubra mais AQUI.