ARQUIVO FOTOGRÁFICO DA LIGA DOS COMBATENTES
O Arquivo da Liga dos Combatentes, localizado no edifício Sede da instituição (Lisboa), está a ser reestruturado de forma a serem otimizados os processos arquivísticos e de disponibilização alargada da informação.
Nos últimos anos a Liga dos Combatentes desenvolveu um enorme esforço na digitalização do seu acervo fotográfico e documental, em parceria com outras instituições, nomeadamente: o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o projeto “Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional”.
O Arquivo institucional disponibiliza um vasto acervo documental e fotográfico focado nas temáticas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Guerra do Ultramar (1961-1974), História da Liga dos Combatentes e as suas atividades.
Clique na imagem para aceder ao Arquivo fotográfico

BIBLIOTECA DA LIGA DOS COMBATENTES
A Biblioteca da Liga dos Combatentes foi criada em 1923, sendo o seu primeiro responsável bibliotecário, o Dr. Alberto MacBride. Está localizada no edifício Sede da instituição e encontra-se dependente da Direção Central, na figura do Vogal-Bibliotecário e Diretor do Museu, integrando o conjunto de órgãos de âmbito cultural da instituição.
A Biblioteca da Liga dos Combatentes é vocacionada para a temática dos dois grandes conflitos militares que marcam a História de Portugal: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Guerra do Ultramar (1961-1974), bem como para a temática das Operações de Paz. O seu acervo também é composto por obras sobre a Segunda Guerra Mundial, propaganda de diversos países e documentos sobre a instituição.
Clique na imagem para aceder ao catálogo da Biblioteca

REDE DE BIBLIOTECAS DA DEFESA NACIONAL
A Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional (RbDN) surge de uma ambição com vários anos de unir as bibliotecas militares e de Defesa. Conta, em 2019, com a participação de 26 bibliotecas, três das quais dos Serviços Centrais do MDN – a Biblioteca da Secretaria-Geral, Biblioteca do Forte de São Julião da Barra e Biblioteca do IDN. Integra também a Biblioteca da Liga dos Combatentes. Dos Ramos participam 22 bibliotecas: dez bibliotecas do Exército, seis da Marinha e seis da Força Aérea.
Aproveitando as funcionalidades disponibilizadas pelas tecnologias de informação e comunicação, a Biblioteca da Liga dos Combatentes juntou-se à RBDN, no ano de 2015, e passou a estar capacitada de um conjunto de ferramentas e serviços que não dispunha anteriormente.
Clique na imagem para aceder ao catálogo da Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional
