Apresentação do livro «A Força Aérea e o 25 de Abril de 1974» (28 de fevereiro)

0
341
A Liga dos Combatentes e a Fronteira do Caos têm o prazer de convidar os Sócios, Combatentes e demais interessados para a apresentação do livro «A Força Aérea e o 25 de Abril de 1974 – Contribuições para a História», da autoria do Tenente-coronel Piloto Aviador João José Brandão Ferreira.
A apresentação do livro terá lugar no dia 28 de fevereiro de 2026 (sábado) às 15h30, no Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes, Rua da Formosa, 133, Porto.
A obra será apresentada pelo Professor Doutor Sérgio Veludo Coelho.
Sinopse
Este livro versa os acontecimentos ocorridos na preparação e execução do golpe de Estado ocorrido a 25 de Abril de 1974, essencialmente focado, no âmbito da Força Aérea. Isto é, na participação do seu pessoal em termos individuais, grupos, ou em unidades constituídas, tanto na preparação do golpe de estado, como da sua eventual contenção e em todos os territórios portugueses onde existiam unidades deste Ramo.
O âmbito temporal percorre o espaço de tempo em que se detecta a primeira participação na preparação da conjura, até poucos dias após o derrube do governo em funções e demais órgãos dos Estado. Mais propriamente até ao dia 15 de Maio, data da tomada de posse do General António de Spínola como Presidente da República.
Será feito um enquadramento sucinto da situação geopolítica de Portugal, em 1974 e, ainda, da organização, sistemas de força e dispositivo, da Força Aérea nesse mesmo ano. Do mesmo modo, e transversalmente, serão descritos um conjunto alargado de eventos que estejam ligados, expliquem e, ou, enquadrem, as acções levadas a efeito pelos membros da Força Aérea de então.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui