Foi inaugurado no passado dia 10 de setembro, na aldeia de Alte, concelho de Loulé, um monumento aos Combatentes. Presidiu à cerimónia o ministro da Defesa Nacional, Dr. João Gomes Cravinho com a presença da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Prof.ª Dr.ª Catarina Sarmento e Castro.
Nesta cerimónia de inauguração estiveram também presentes o Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, do Presidente da Junta de Freguesia de Alte, António Martins e o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.
O monumento da autoria de Daniel Vieira e de Renata Pawelec situado na rotunda dos combatentes de Alte, consiste numa mesa simbólica, com uma perna partida, sobre a qual estão assentes um relógio e um capacete.
A mesa representa o local onde se reúne a família que, como explicou o presidente da Junta, António Martins, “está diminuída na sua funcionalidade e estabilidade por lhe faltar uma perna, tal como a família com a ausência do combatente”. O relógio não tem ponteiros, significando a paragem do tempo durante a ausência dos membros da família. A ausência do número 11 representa o número de militares Altenses que perderam a vida na guerra do Ultramar. O capacete em cima da mesa representa o regresso com missão e o dever cumpridos e o retorno à família. O buraco de bala existente no capacete recorda as vidas perdidas na guerra.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, referiu que esta obra “faz um forte apelo à paz, à serenidade e à consciência” e recordou ainda que “nas guerras de África, faleceram 11 combatentes de Alte” e na Primeira Guerra Mundial “123 jovens desta freguesia foram mobilizados. Maioritariamente camponeses, partiram para Angola, Moçambique e Flandres. Lutaram heroicamente, morreram alguns, e outros voltaram com sequelas físicas e psicológicas que os acompanharam até ao final dos seus dias”.
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho reforçou a importância de se continuar a homenagear os combatentes, porque “Honrar as suas memórias é um gesto essencial para uma sociedade que se queira respeitar a si própria. Reconhecer os antigos combatentes, os que faleceram em combate e os que hoje estão entre nós, é uma dívida que o Portugal do presente tem em relação ao Portugal do passado e o reconhecimento dessa divida é uma peça-chave para construirmos um país que queremos para o futuro”, referiu. Quanto ao Estatuto assinalou ser “o princípio de um caminho”.
No uso da palavra, para o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues “Espalham-se pelo país e pelo estrangeiro, lápides, padrões e cerca de quatrocentos monumentos erguidos com a mesma finalidade e o mesmo sentimento que nos une hoje aqui. Testemunhar o respeito. Marcar publicamente o apreço e gravar na pedra e no ferro a perenidade da gratidão e da memória dos que lutaram ou caíram por Portugal. Mas hoje, e após 45 anos, por coincidência com a presença de Sua Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional, o sentimento que percorre os combatentes, tem um cambiante, é mais forte, mais sentido, mais tranquilo e permite, finalmente, aberto e generalizado regozijo”.
O novo Estatuto do Combatente publicado pela Assembleia da República reconhece finalmente, o esforço, o sacrifício e o luto de milhões de portugueses. O reconhecimento foi total vindo da casa, símbolo da democracia. Falta aprofundar a Solidariedade, nomeadamente o apoio à saúde e o apoio social revendo a Lei 3/2009. É isso que continuamos a aguardar.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou neto de um ex-combatente da 1ª. grande Guerra. Eu próprio fui ex-combatente em Angola durante 29 meses.
    A razão da minha dúvida é, porque há ainda a Liga dos Combatentes?
    Liga dos Combatentes onde trabalhei dois anos, nos anos 60, servia para ajudar (?) os ex-combatentes quando, uma vez por festa, (aleluia) vinha de de Lisboa algum dinheiro.
    A venda do capacete nos 9 de Abril também dava alguma receita.
    Mas agora?
    Que eu saiba, não há NENHUM ex-combatente da 1ª. Grande Guerra ainda vivo!!!
    Porque se não acaba essa liga, e se arranja outra com outro nome mais virada para as guerras da Índia e ultramarinas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui