Núcleo de Leiria – 6.º Encontro de Homenagem aos Combatentes do Concelho

0
772
Decorreu na Cidade de Leiria o 6.º Encontro de Homenagem aos Combatentes do Concelho, evento que decorreu com a presença de Combatentes da Guerra do Ultramar e suas Famílias, num total de cerca de 500 participantes. O “Encontro” teve início pelas 15 horas no Teatro José Lúcio da Silva, com o “Concerto de Homenagem aos Combatentes”, concretizado pelo Grupo Coral e pela Filarmónica da Freguesia de Pousos, que proporcionou aos assistentes excelentes momentos musicais e elevado desempenho artístico. No final do Concerto usou da palavra o Presidente do Núcleo de Leiria da LC, que agradeceu o empenhamento pessoal e artístico do Grupo Coral e dos elementos da Filarmónica de Pousos, saudando de seguida todos os Combatentes e Famílias que se encontravam presentes. A cerimónia prosseguiu no Jardim da Praça 5 de Outubro, sendo descerrada uma placa alusiva ao momento vivido e que ficou colocada junto às que assinalam os encontros do antecedente realizados.
As honras militares tradicionais prestadas aos Combatentes que sacrificaram a Vida em Defesa de Portugal, estiveram a cargo de 1 Pelotão do Regimento de Artilharia N.º 4 e de um Terno de Clarins Brigada de Intervenção que executou os toques de ordenança. Este foi o momento entre momentos de interioridade vividos, calando fundo entre os participantes que em profundo silêncio escutaram os toques efetuados.
O Presidente da Câmara Municipal de Leiria e o Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, ambos Combatentes, usaram de seguida da palavra para saudarem os Combatentes e Famílias participantes na cerimónia e testemunhar o esforço por si dedicado ao cumprimento do dever patriótico de Servir Portugal na gesta Ultramarina.
De seguida seguiu-se a cerimónia de entrega da Medalha Comemorativa das Campanhas a Combatentes da Guiné, de Angola e Moçambique – num total de 15 Combatentes – a que se seguiu a leitura pública e a entrega de um louvor concedido pela Liga dos Combatentes ao Coronel Comandante da BA 5.
Seguiu-se um momento de convívio no qual foi servido um lanche aos participantes, durante o qual foi possível a salutar troca de conversas e de recordações que carateriza estes momentos.

Estiveram presentes neste “6.º Encontro” as seguintes entidades:

Presidente da CML – Vice-presidente da LC – Representante da Assembleia Municipal de Leiria – Vereadora da CML – Presidente do NLLC de Leiria – Presidente da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes – Coronel PILAV Comandante da BA 5 – Coronel Comandante do RA 4 – Representante do Comando Territorial da GNR de Leiria – Representante do Comando da PSP de Leiria – Padre Luís Mourouço – Presidentes da Juntas de Freguesia de Amor, Marrazes e Barosa, Bidoeira de Cima, Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Arrabal e Coimbrão – Presidente da Sociedade Artística Musical dos Pousos e o Vice-presidente da ACILIS. Os Núcleos da LC de Abiúl/Pombal, Alcobaça, Batalha, Marinha Grande e Rio Maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui