No dia 5 de Maio de 2022, pelas 13h00, decorreu a cerimónia de inauguração da 1ª fase do Talhão do Núcleo de Aljezur da Liga dos Combatentes (LC) no Cemitério Municipal de Aljezur. A cerimónia decorreu com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Manuel Lucas Gonçalves e de toda a Vereação Camarária, sendo Liga dos Combatentes representada, pelo seu Presidente – Tenente General Joaquim Chito Rodrigues e pelo seu Vice-presidente – Major General Fernando Aguda.
O Núcleo de Aljezur, presidido pelo Tenente-coronel Novais Henriques, esteve na sua plenitude, pois para além do seu Presidente também contou com a presença do seu Vice-presidente, Sr José Matias de Oliveira e do seu Tesoureiro, Francisco Lucas.
Também o Major General Mendonça da Luz, Aljezurense convicto, que acompanhou e impulsionou o Núcleo de Aljezur nas diligências inerentes à concretização desta infraestrutura cemiterial da LC, esteve presente, materializando a sua presença o denodo e as diligências que conduziram à implantação do talhão que tanto pugnou para que se tornasse uma realidade.
A cerimónia iniciou-se com o descerramento, pelo Presidente da Câmara Municipal de Aljezur e pelo Presidente da LC de uma placa recordativa onde figuram inscritas a data de inauguração e a designação das Entidades que inauguraram aquele espaço, a Câmara Municipal de Aljezur e a Liga dos Combatentes. Seguiu-se uma intervenção do Presidente do Núcleo de Aljezur que a seguir se transcreve:
“Sr. Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Sr. Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Senhor General Mendonça da Luz, Senhores Vereadores, Senhor. Padre António, muito boa tarde e muito obrigado pela vossa presença. Estamos hoje a inaugurar a 1ª fase do talhão destinado aos Antigos Combatentes falecidos, nascidos ou residentes no Concelho, e cujas famílias ou o próprio Combatente manifestem o desejo de neste espaço terem a sua última morada. É uma obra conseguida com a colaboração de muitas entidades que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que hoje possamos estar aqui. Nessa perspetiva, não posso deixar de referir, em primeiro lugar, a CMA que, para além de ter cedido o espaço, suportou todos os custos da sua construção., sendo devida uma expressão de profundo reconhecimento pelo interesse e contributo que este projeto mereceu da CMA.
Muito obrigado Sr. Presidente, como 1º responsável da Câmara, e uma referência particular ao Vereador António Carvalho porque foi, desde o início deste projeto, o elemento de ligação entre a “Câmara”, o Núcleo de Aljezur da LC e Major-general Mendonça da Luz. O nosso agradecimento à Direção Central da Liga dos Combatentes, que acarinhou desde o início a criação do Núcleo de Aljezur, nunca regateando qualquer apoio que por este lhe fosse pedido, sendo que neste momento particular proporcionou que o projeto deste talhão e do ossário que nele será erguido – 2.ª fase desta obra – tenha sido produto do empenho técnico do Vogal da DC da LC – Arquiteto Varandas dos Santos, que não podendo estar presente, sabemos que nele gostaria de participar, mas certamente aqui estará para o ver continuado e concluído.
Meu General Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, o nosso muito obrigado, extensível à sua equipa que tem acompanhado e apoiado, sempre, o Núcleo de Aljezur. Quero também agradecer o apoio do nosso Exército que graciosa e gentilmente colocou em Aljezur as granadas que definem os limites do talhão, mantendo a tradição.
Não posso deixar de referir o excelente trabalho realizado pelo Sr. Sebastião, proprietário da serralharia que executou a obra e alguns funcionários da CMA pela grande ajuda que deram na construção, destacando os dois elementos que trabalham no Cemitério. A primeira fase está pronta, aguardemos agora a oportunidade para que a obra continue e seja concretizado o projeto de arquitetura na sua globalidade. A cerimónia no Cemitério terminou com a bênção do Talhão pelo Padre António, Pároco de Aljezur.
Posteriormente, todos os participantes nesta cerimónia e por gentil convite da Câmara Municipal de Aljezur almoçaram num restaurante típico, onde puderam confraternizar em salutar convivência e apreciar algumas iguarias típicos de Aljezur.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui